Clareamento nos dentes: conheça os métodos disponíveis

O escurecimento ou o aparecimento de manchas nos dentes podem ser resultantes de diversos fatores, como a ingestão em excesso de alguns alimentos e bebidas pigmentadas, como o café, vinho ou chocolate; tabagismo; algum traumatismo na área bucal com sangramento; a utilização recorrente de antibióticos ou até mesmo predisposição genética.

Para corrigir a cor dos dentes, o clareamento é o tratamento dental mais indicado pelos dentistas. Existem diversas técnicas para a realização deste processo, o clareamento à laser, por exemplo, é realizado em consultório em pequenas sessões. Nesta técnica, a sensibilidade dental é menor e há a redução do risco de inflamação nas arcadas.

Há também o clareamento doméstico que consiste na aplicação de um gel clareador em uma moleira de silicone, produzida em consultório. Esse tipo de clareamento dura em torno de três semanas, podendo estender para mais ou para menos, dependendo da intensidade de cor que o paciente deseja.

Seja doméstico ou à laser, o clareamento dental não é vitalício, sendo necessário ser refeito quando os dentes voltarem a escurecer.