Como manter uma boa higiene bucal à medida que você envelhece?

É muito importante ter bons hábitos de higiene bucal e cuidados dentais, independente da idade. Porém, à medida que envelhecemos, nos perguntamos se a nossa rotina dental precisa de alguns ajustes, ou se algumas mudanças em nossa vida também impactaram a nossa saúde bucal.

O flúor continua sendo necessário, já que protege a superfície dos dentes e evita a cárie. Pessoas mais velhas têm maior risco de terem cárie, o que se torna duplamente importante a utilização do flúor na rotina diária. Escove os dentes três vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor.

Já a boca seca, sintoma muitas vezes causado pelo envelhecimento, pode aumentar as chances do surgimento de cáries. Ainda, para aqueles que utilizam próteses dentárias, a boca seca pode influenciar no desenvolvimento do atrito entre as dentaduras e a gengiva. Dentre as recomendações para quem sofre com a boca seca, indica-se o uso de enxaguante e spray bucal.

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça da doença gengival! A gengivite é uma preocupação entre os indivíduos mais velhos, como indica um estudo publicado no Journal of Dental Research, que descobriu que quase 64% dos adultos com mais de 65 anos de idade teve periodontite severa ou moderada entre 2009 e 2010. Manter uma boa higiene bucal e ir ao dentista regularmente o ajudará a evitar ou tratar da gengivite corretamente.