CROSP e COSEMS/SP definem ações conjuntas para o atendimento odontológico no cenário do Covid-19

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) participou, nesta quarta-feira (18/03), de audiência com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), entidade que representa os 645 municípios do estado. O CROSP foi representado pelo tesoureiro Marco Antonio Manfredini, recebido pelo presidente do COSEMS/SP, José Eduardo Fogolin, além da diretora da entidade, Carmem Silvia Guariente, e assessores técnicos.

O CROSP sugeriu ao COSEMS/SP um conjunto de propostas para serem implantadas no âmbito estadual, visando a continuidade da assistência odontológica enquanto possível e a preservação da saúde dos profissionais e da população. Foram alcançados avanços importantes na articulação para a demanda junto aos órgãos públicos responsáveis e com poder legal para regulamentar as diretrizes técnicas e protocolos: Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Cabe destacar que em 16/03 o CROSP encaminhou ofícios ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Comitê de Combate ao novo coronavírus, solicitando diretrizes e protocolos clínicos para o atendimento odontológico, face à expansão da pandemia.

Durante a reunião, atendendo a uma solicitação do CROSP, a diretoria do COSEMS/SP entrou em contato com Enzo Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, e transmitiu a preocupação do Conselho em relação à necessidade de que o Ministério emita orientações técnicas para toda a classe odontológica – redes pública e privada.

Fonte: CROSP