Cuidados com a saúde bucal deve começar cedo

De acordo com o Ministério da Saúde, a cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças e isso acontece porque muitos pais desconhecem a necessidade da higienização bucal logo no primeiro ano de vida da criança.

Em bebês, o nascimento dos dentes inferiores e os superiores da frente ocorre por volta dos seis meses e a partir deste momento, os pais já devem iniciar a limpeza da boca dos pequenos. Com a amamentação, o leite pode ficar estagnado nos dentinhos e, com um tempo, gerar cárie. Quando a criança começa a ter contato com comida, a partir dos 12 meses, os cuidados devem ser redobrados.

Para cada fase, há um tipo de escova e creme dental. Até a criança aprender a cuspir, recomenda-se o uso de cremes dentais sem flúor. O acompanhamento com dentista também pode começar a partir de 1 ano de idade.

Os pais devem auxiliar na tarefa da escovação, ensinando aos filhos como fazer da maneira correta. O fio dental também já pode ser introduzido para que a criança adote este hábito quando mais velho.

O ideal é que a criança não escove os dentes sozinho até os 8 anos e que a partir desta idade, os pais ou responsáveis continuem supervisionando a saúde bucal dos pequenos.