Cuidando com os dentes após o clareamento

Geralmente, pacientes que desejam remover manchas da superfície dentária buscam o clareamento dental.

Há diferentes opções e produtos que podem ser usados para o branqueamento dos dentes, podendo ser feito em casa ou por um profissional no consultório odontológico.

Entretanto, depois do procedimento, muitas vezes as pessoas apresentam dentes sensíveis. Segundo a Reader’s Digest, cerca de 78% das pessoas apresentam sensibilidade dental, também conhecida como hipersensibilidade dentária, após realizar um clareamento nos dentes externos com o tradicional peróxido de carbamida.

Quando seus dentes estão sensíveis, podem apresentar maior reação a bebidas quentes e geladas, escovação dentária com muita força ou alimentos doces – na forma de dor curta e aguda. Essa sensação ocorre com frequência durante o início do tratamento clareador, quando o peróxido de hidrogênio penetra no esmalte dos dentes, expondo os nervos da dentina abaixo dele.

A menos que contenha um agente clareador à base de peróxido, produtos como cremes dentais branqueadores podem causar menos sensibilidade, porque impactam apenas a superfície dos dentes.

Além disso, o uso de agentes clareadores à base de peróxido pode causar irritação no tecido da gengiva, embora essa irritação possa ser causada pelo ajuste inadequado da moldeira usada para a aplicação do agente.

É importante destacar que, diferentes pacientes podem obter resultados diferentes usando o mesmo produto, dependendo dos dentes de cada um deles.

Mas lembre-se, é importante buscar um profissional especializado para orientar e, se necessário, tratar a sensibilidade dos dentes.