Cuidar da higiene bucal pode evitar doenças cardiovasculares

É comum ouvir que higienizar corretamente os dentes, usar fio dental e ter uma alimentação saudável podem evitar doenças bucais. Mas, além disso, ter uma boa higiene bucal pode prevenir, também, doenças em outras partes do corpo, inclusive, cardiovasculares.

Existem dois mecanismos pelos quais a doença periodontal pode se relacionar com as doenças sistêmicas, aquelas que atingem outras regiões e tecidos do corpo. Um deles é através da migração de bactérias da boca para outras partes do corpo, onde se instalam, e dão início a uma lesão.

A outra forma é quando essas bactérias presentes na boca geram um potencial inflamatório sistêmico, induzindo a secreção de mediadores inflamatórios no sangue, o que acaba levando ao agravamento de condições sistêmicas, ou até mesmo o desenvolvimento de lesões em sítios distantes da cavidade bucal.

Caso o paciente apresente alterações cardiovasculares graves, consideradas de alto risco, o cirurgião-dentista avaliará o caso, e adaptará o tratamento para que não haja procedimento invasivo, que gere sangramento.

O acompanhamento com um especialista em odontologia será determinante para que a saúde bucal seja assegurada ao longo de toda a vida do paciente.