Doenças periodontais na gestação e a importância do acompanhamento

Você sabia que gengivites podem causar sérios riscos para a saúde da mãe e, ainda, prejudicar a gravidez? No momento da concepção, todo o organismo feminino busca recursos para abrigar e nutrir outra vida. A saúde vai exigir cuidado redobrado, já que além do pré-natal, é imprescindível o acompanhamento odontológico.

Poucos sabem que problemas na boca interferem no funcionamento do organismo e podem colocar em risco a gestação.

Um estudo realizado em 2015 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), acompanhou 88 mulheres durante a gravidez, detectando que 83% delas apresentaram no período algum problema periodontal, como inflamação ou infecção na gengiva.

Mas qual é o motivo deste fenômeno? Quando a mulher está grávida produz maior quantidade dos hormônios estrogênio e progesterona que irá para a placenta. Nos tecidos periodontais, existem receptores específicos para os hormônios femininos. Entretanto, com o aumento da taxa hormonal, começam a ocorrer mudanças, tais como a vasodilatação e o aumento da resposta inflamatória.

Além disso, os enjoos e vômitos frequentes aumentam a acidez bucal e colaboram para o desenvolvimento de bactérias. Isso significa que a gravidez potencializa os problemas periodontais já existentes, o que não quer dizer que são causados pela gestação.

Estar bem informada sobre a própria saúde bucal e como isso interfere na gestação e na dentição do bebê é o ideal, pois a preocupação com a saúde dos dentinhos da criança deve começar quando ela ainda está no ventre da mãe.

Por conta disto, é necessário priorizar o tratamento e acompanhamento odontológico, especialmente na gestação.