Estresse excessivo pode comprometer a saúde bucal

O excesso de estresse tende a causar inúmeros malefícios à saúde. Você sabia que viver estressado compromete a saúde bucal? Este sentimento colabora para a diminuição da saliva e reduz a resistência às bactérias, o que causa aumento no número de microrganismos na boca, consequentemente, isto causa mais cáries.

O estresse também provoca apertamento dentário, ranger dos dentes ou bruxismo de vigília, ou seja, quando a pessoa está acordada. Dessa forma, ocorre uma contração em excesso dos músculos da face, que com a falta de saliva, aumentam os problemas bucais.

Ainda, essa tensão extrema pode resultar em uma disfunção temporomandibular, um problema que afeta a articulação da mandíbula e do crânio. Essa condição causa dores locais, de cabeça e dificuldade para abrir e fechar a boca.

Outro caso é o surgimento de aftas, já que o estresse libera o hormônio cortisol em excesso, o que amplia as inflamações do corpo.

Dentre as recomendações para lidar com o estresse, destacamos a diminuição da cafeína, práticas de atividade física e, é claro, tenha uma boa noite de sono.