Existem alimentos que podem manchar os dentes?

É muito comum que ao ingerir alimentos mais escuros, nossos dentes adotem uma coloração diferente. Essa mudança é temporária, mas nada que uma boa escovação não resolva.

Alguns alimentos são responsáveis por essa mudança de coloração dos dentes em razão de possuírem pigmentação excessiva, entre eles estão: vinho tinto, açaí e até mesmo o café.

Além disso, alimentos e bebidas com alto grau de acidez podem alterar o pH do ambiente bucal e favorecer a perda de minerais do esmalte, tornando os dentes mais suscetíveis à ação dos pigmentos presentes na alimentação. Dentre eles, destaca-se refrigerantes e vitaminas efervescentes, além de frutas cítricas, como: limão, laranja e abacaxi.
A curto prazo esses alimentos não causam danos notáveis aos dentes, porém, se consumidos diariamente podem ocasionar manchas. Mas, existem alguns cuidados que podem evitar que seu sorriso se torne manchado ou escurecido.

Após o consumo desses alimentos e bebidas, o ideal é fazer um bochecho apenas com água, para retirar o excesso de pigmentos ou substâncias ácidas da saliva e da boca. A escovação dos dentes só está liberada após cerca de 15 minutos, e o uso do fio dental é essencial.

O dentista é o profissional indicado para tirar dúvidas, avaliar o estado de saúde da boca e recomendar procedimentos ou tratamentos para prevenir o aparecimento de manchas ou recuperar a coloração original dos dentes, em caso de escurecimento. Qualquer tipo de clareamento dental só deve ser feito após a aprovação do profissional.

Por isso, agende sua consulta com a Clínica de Rezende através do telefone (11) 4123-0499 ou mande uma mensagem pelo WhatsApp (11) 94767-6186.