Feridas no céu da boca? Veja quatro causas possíveis

Úlceras na boca são comuns e podem ter várias causas, desde distúrbios benignos até problemas mais graves. Se apareceu uma lesão no céu da sua boca, você pode estar com algum destes problemas:

  1. Queimaduras

Se você identificou bolhas no céu da boca, não se alarme! Às vezes, pode ser apenas uma queimadura.

Este tipo de queimadura é chamado de queimadura térmica de palato e é causado pela ingestão de alimentos ou bebidas quentes, como sopas, café ou chá.

Uma queimadura de palato geralmente cicatriza-se espontaneamente no período três a sete dias.

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, o paciente pode consumir alimentos mais moles e bebidas frias. Se a dor for intensa, busque um profissional dentista, que poderá recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e promover a cicatrização mais rápida.

  1. Afta

As aftas costumam aparecer no interior das bochechas, mas não se surpreenda se surgirem no céu da boca. Os pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, determinados alimentos, entre outras coisas.

Em geral, as pessoas apresentam de uma a três aftas por surto, mas algumas podem desenvolver dez ou mais lesões de uma só vez. Essas feridas costumam causar dor por um pouco mais de uma semana, desaparecendo completamente após duas semanas.

  1. Herpes labial

Feridas no céu da boca, principalmente aquelas que demoram para cicatrizar, podem ser, eventualmente, herpes labial. Uma lesão comum causada pelo vírus do herpes simples, o herpes labial ocorre geralmente nos lábios, mas de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, também pode ocorrer no palato duro. Essas feridas se manifestam como bolhas dolorosas e cheias de líquido; as bolhas se rompem posteriormente e formam crostas, que são lesões menos dolorosas.

O herpes labial costuma formar crostas quatro dias após o aparecimento e cicatrizam completamente após oito a dez dias.

  1. Câncer de boca

Embora algumas feridas na boca sejam inofensivas, nem todas devem ser ignoradas. Lesões no céu da boca também podem ser um sintoma de câncer de boca. Caso você tenha uma ferida no céu da boca que ainda não cicatrizou duas semanas após o aparecimento, você precisa consultar o dentista o mais rápido possível para uma avaliação.

Caso as feridas não cicatrizem em até 10 dias, busque um profissional dentista, que indicará o melhor tratamento!