Malefícios do cigarro aos dentes

Não é novidade que o cigarro causa inúmeros malefícios para o organismo, além de contribuir para uma série de doenças. O ato de fumar é extremamente prejudicial aos dentes, como vemos em casos mais extremos, onde o efeito do cigarro aumenta exponencialmente o risco de um câncer oral.

A melhor alternativa para a prevenção é eliminar o hábito do fumo, o que pode ser difícil, já que o efeito da nicotina é viciante. Os principais impactos são:

 

– Coloração dos dentes: os dentes de um fumante adquirem a coloração amarelada, por conta da composição de nicotina e alcatrão que se depositam na superfície dentária. Em alguns casos, esses elementos penetram nos túbulos dos dentes.

– Mau hálito: os componentes do cigarro são geradores de mau hálito, potencializando a secura e a irritação das mucosas da boca e das vias respiratórias. Como o fumo prejudica a oxigenação, a consequência é o surgimento do mau hálito.

–  Maior chance de cáries: o hábito de fumar favorece o aparecimento de cáries, já que entre os fumantes é possível observar maior quantidade de cáries nas raízes dos dentes. Isto ocorre porque o hábito de fumar é responsável pela perda do suporte dos dentes com a exposição da raiz.

– Câncer oral: como citado, o câncer oral pode ser um dos malefícios causados pelo cigarro, que contém um elevado número de substâncias cancerígenas. Esta condição apresenta uma elevada taxa de mortalidade, pois geralmente é diagnosticada em estágios já avançados.