Meu dente quebrou, e agora?

É comum que a procura por um dentista ocorra quando há a necessidade de urgência por causa de um dente quebrado. Ao atender o paciente, o dentista agirá preventivamente para saber se houve sangramento ou deslocamento do dente, pois é importante entender o que causou a fratura. Isso pode indicar algum problema relacionado a cáries, desgaste do esmalte e outros motivos.

O importante é agir com rapidez e ficar tranquilo, afinal, dente quebrado tem conserto.

Para o diagnóstico correto, o dentista realizará uma radiografia dentária para visualizar a gravidade da fratura e decidir qual o melhor procedimento a ser adotado. Confira quais são os tratamentos mais comuns:

Polimento do dente: é a solução simples para casos com danos leves, em que o paciente perdeu apenas um pequeno fragmento do dente. Neste tratamento é realizado o desgaste do dente, eliminando bordas cortantes e recuperando o seu formato original. Esse procedimento resulta em uma superfície lisa que garante o conforto e as aptidões normais de seu sistema dentário.

Restauração: é realizada em fraturas pequenas e médias. Nada mais é do que preencher a parte quebrada com resina ou amálgama de prata, fazendo com que o dente volte a ter a sua forma original.

Colocação de coroa: quando a fratura atinge a porção superior do dente, o procedimento é feito através de facetas laminadas de porcelana — mais conhecidas como coroas unitárias, que reproduzem a forma e função originais do dente. É necessário realizar o tratamento de canal durante o tratamento, para, então, finalizá-lo com a coroa.

Remoção do dente e colocação de prótese: em casos mais raros pode ocorrer a fratura da raiz dental. Nesses casos, o paciente pode sentir dor no dente e na região dos ligamentos que o seguram no osso. A melhor opção é realizar a extração e em seguida, inserir uma prótese dentária no local.

As soluções são eficazes e evitarão qualquer constrangimento em decorrência da fratura dentária. Em caso de necessidade, agende uma avaliação com a Clínica de Rezende por meio dos telefones: (11) 4123-0499 / (11) 4330-3342 / (11) 94767-6186 (WhatsApp), ou tire suas dúvidas pelo e-mail clinica.rezende.odonto@gmail.com.