O que você procura numa clínica odontológica?

O que você procura numa clínica odontológica? Atendimento humanizado? Profissionais super qualificados? Tratamento eficiente? Tudo isso junto? Na hora da escolha, vários itens devem ser levados em conta para estabelecer uma relação de confiança entre você e o dentista. A observação criteriosa do profissional que vai cuidar da sua saúde bucal é tão importante quanto a avaliação do médico que vai tratar outros problemas de saúde.

O primeiro alerta que quero fazer é sobre um hábito que virou verdadeira febre entre pacientes: a consulta ao Dr. Google. Mais de 70% dos brasileiros não têm plano de saúde e a maioria não tem acesso a dentistas. Dentro desse universo, 26% procuram informações no Google, muitas vezes em sites pouco idôneos e com informações equivocadas. Apesar de a internet ajudar na democratização das informações, também pode gerar interpretações inadequadas e muita ansiedade no paciente. Nada substitui a consulta a um médico ou a um dentista qualificado.

Para quem tem condições de pagar um bom tratamento odontológico, é fundamental lembrar que um serviço de saúde não é igual a um produto de consumo. A indicação de um dentista feita por influencers ou blogueiros, que também falam das tendências de moda, não é garantia de qualidade. Ao contrário: muitos deles divulgam determinado profissional de saúde em troca de permutas, descontos e até cachês. Redes sociais, definitivamente, não dão atestado de boas práticas. O ideal é receber referências positivas de alguém da sua confiança e também pesquisar a experiência, a conduta e a formação do dentista escolhido.

Quando o assunto é o marketing dos serviços de saúde, é importante também ficar atenta. O Conselho Federal de Odontologia liberou recentemente o uso de imagens de antes e depois de tratamentos nas clínicas odontológicas (resolução CFO-196). Mas quem garante que aquele tratamento foi realmente executado por aquele dentista? Quem garante que aquele tipo de serviço pode ser útil para você? Quem garante que os resultados serão os mesmos no seu caso?

Observe ainda os profissionais que fazem tudo para vender uma falsa imagem de sofisticação, atraindo pacientes com a presença de DJs, alfaiates e costureiros e a oferta de bebidas alcoólicas. Isso em nada contribui para o tratamento do paciente. Ao contrário, transforma o espaço destinado aos cuidados com saúde bucal em uma espécie de balada fora de contexto. E pior: coloca em risco a higiene do ambiente e o bem-estar do paciente e da equipe. Uma coisa é ser estrategista na gestão dos negócios em saúde. A outra, completamente diferente, é a mercantilização nos tratamentos. Embora aconteça uma relação de compra e venda de serviços em uma clínica, saúde não é comércio.

Fiquem atentos!