Pacientes com diabetes correm mais riscos de ter periodontite?

A relação entre a diabetes e a periodontite é algo que está totalmente atrelada e ambas as doenças podem ser agravadas. A primeira condição pode favorecer a inflamação periodontal, enquanto a segunda agrava os níveis de glicemia, tornando crucial o diagnóstico e tratamento precoce.

A inflamação causada pela periodontite não se limita apenas à região bucal, mas se espalha pelo corpo, prejudicando o controle dos níveis de açúcar no sangue, agravando a glicemia em pessoas com diabetes. Portanto, é fundamental diagnosticar e tratar a periodontite o mais cedo possível.

Os sintomas iniciais da periodontite incluem gengiva vermelha ou inchada, sangramento durante a escovação ou uso do fio dental e retração da gengiva. É fundamental procurar um dentista especializado em Periodontia ao notar alguma dessas situações ou realizar exames periodontais de rotina, mesmo na ausência de sinais aparentes. O tratamento da periodontite envolve cuidados específicos para a gengiva, incluindo remoção mecânica de biofilme, além de conhecimento, orientações sobre higiene bucal e adoção de um estilo de vida saudável. Tratar o problema de maneira adequada pode evitar a perda de dentes e contribuir para a redução da glicemia.

Atualmente, o Brasil possui, aproximadamente, 16,8 milhões de pessoas com diabetes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.