Papel do dentista no tratamento de pacientes internados em UTIs

Sabe-se que a saúde bucal é imprescindível para quem almeja qualidade de vida e bem-estar. Entretanto, manter os hábitos pode ser difícil em momentos em que o paciente não está em condições físicas para cuidar de si mesmo.

Em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), pacientes internados podem ter a saúde oral comprometida se o hospital não contar com o apoio de uma equipe de dentistas. O ambiente bucal, por conta de sua temperatura e umidade, é um local muito propício a proliferação de fungos e bactérias. Por conta disso, ter um profissional odontológico ajuda a evitar e controlar o surgimento de infecções.

Agentes causadores a pneumonia nosocomial, doença adquirida no ambiente hospitalar, geralmente são fungos e bactérias que se alojam na placa dentária, que já pode ser detectada clinicamente 24 horas após a última escovação.

Pensando na integridade física e mental do paciente, é essencial que o hospital disponha de uma equipe multidisciplinar, que poderá cuidar da saúde odontológica também. Neste caso, o dentista atuante na UTI auxilia e garante maior segurança ao paciente, além de uma boa higienização dos dentes.