Periodontia é uma das especialidades da Clínica de Rezende

Quando sentimos uma dor de dentes ou simplesmente temos a sensação de que um dente pode estar a cair, o nosso pensamento recai imediatamente sobre a falta de escovação, sem que nos ocorra que o problema pode não estar no dente, mas sim na gengiva – e é aí que entra a Periodontologia. Trata-se de uma especialidade da medicina dentária que se dedica exclusivamente ao estudo, diagnóstico e tratamento de todos os tecidos que suportam os dentes, ou seja, das gengivas e do próprio osso.

Quando a gengivite não é tratada, pode evoluir para uma periodontite, que é resultado do acúmulo de bactérias nos tecidos da cavidade oral e o paciente que apresenta esse problema pode ter sintomas como mau hálito, presença de aftas e tártaro. Por isso, o tratamento passa pela remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido à superfície dos dentes, acima e abaixo da linha da gengiva.

Na maioria dos casos é necessário realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados. O profissional irá sempre indicar qual o método e meio de remoção da placa bacteriana mais adequado a cada paciente.

Alertamos que para manter os dentes e a gengiva saudáveis, é necessário fazer visitas regulares ao consultório odontológico e, também, possuir cuidados diários que vão além da escovação.

Para marcação de consulta, entre em contato conosco através do telefone (11) 4123-0499.