Prevenção de doenças periodontais em adultos

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Dentre os agravos bucais, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência.

 

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Em casos mais graves, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes.

 

A saúde periodontal é alicerçada na importância fundamental de preservar a integridade das estruturas que sustentam os nossos dentes. Fatores como a má higiene bucal, tabagismo, estresse e condições médicas subjacentes podem aumentar o risco de doenças periodontais em adultos.

 

Abordar esses fatores por meio de práticas de higiene oral eficazes, visitas regulares ao dentista e conscientização sobre a importância dos cuidados periodontais é essencial. Adotar uma abordagem preventiva não apenas protege a saúde das gengivas, mas também contribui para a manutenção de sorrisos saudáveis e duradouros.