Protetores faciais e bucais evitam traumas durante o esporte

Fonte: Veja Saúde

 

Os protetores faciais que alguns jogadores usaram em campo, durante a Copa do Mundo de 2022, chamaram a atenção dos fãs de futebol. O dispositivo, fabricado por cirurgiões-dentistas especialistas em odontologia do esporte, é utilizado para proteger a região da face quando há algum trauma.

Entre as incumbências da odontologia esportiva, que atua em prol da saúde bucal dos atletas profissionais e amadores das mais variadas modalidades, estão tratar e prevenir lesões na região da face, cuidar para que os atletas tenham os dentes preservados e desenvolver protetores dentários e faciais.

Alguns modelos de protetores disponíveis em lojas de material esportivo, com tamanhos pré-fabricados, não contam com uma retenção adequada e podem atrapalhar a fala e a respiração do atleta, não sendo recomendados pelos cirurgiões-dentistas.

Já os protetores individualizados, desenvolvidos pelo especialista em odontologia esportiva, feitos a partir de moldes ou cópia digital via escaneamento, são regularmente produzidos em etileno acetato de vinila (EVA) e recomendados pelos profissionais para práticas profissionais e amadoras que envolvam o risco de trauma.

No mundo todo, esses dispositivos são utilizados pelos praticantes de esportes de impacto, entre eles o futebol americano, basquete e as artes marciais mistas (MMA).

 

Clique aqui para ler mais.