Saiba como o café prejudica a saúde dos dentes

Presente na rotina de boa parte dos brasileiros, o café é o queridinho das manhãs de segunda-feira. Entretanto, o excesso de café pode ser prejudicial para a saúde dos dentes, influenciando o desgaste e coloração dentária.

O nosso dente é formado pela polpa, a dentina e o esmalte. A polpa é um tecido mole formado por vasos sanguíneos, nervos, células do conjuntivo e fibras, se estendendo até a raiz do dente. Já a dentina cobre a polpa e é responsável pela coloração do dente, sendo mais amarelada. O esmalte diz respeito a parte externa e garante proteção contra as agressões naturais, como acidez e pigmentação dos alimentos e ação das bactérias.

O café é uma bebida ácida, que agride o esmalte e provoca a desmineralização do dente. Esse processo facilita o surgimento de uma pigmentação escura, causando manchas e influenciando na coloração, que tende a ficar mais amarelada.

Além disso, a cafeína em excesso pode interferir na absorção de cálcio, responsável pelo fortalecimento de dentes e ossos, já que causa maior liberação do mineral na urina, reduzindo a quantidade de cálcio no organismo.