Sangramento na gengiva na gravidez

A sensibilidade e o sangramento na gengiva (gengivite) são uma queixa comum na gravidez, e isso ocorre porque os hormônios da gestação podem fazer suas gengivas inflamarem e incharem, o que facilita o sangramento, principalmente quando você escova os dentes ou passa o fio dental.

De qualquer modo, é importante cuidar bem dos dentes e das gengivas durante a gestação. Continue a fazer as escovações e a usar o fio dental regularmente, mas com movimentos delicados. Pode ser que sua vontade seja não mexer muito na gengiva ou na boca de um modo geral por causa dos enjoos, mas é muito importante caprichar na higiene oral durante a gravidez.

Você pode experimentar usar uma pasta para dentes sensíveis, ou até passar gelo na gengiva se a escovação provocar dor. E tente evitar alimentos com açúcar refinado, pois eles contribuem para o surgimento de cáries.

Por fim, faça o acompanhamento odontológico com um profissional. Assim você poderá fazer uma limpeza ou tratamento e conversar sobre a melhor maneira de cuidar dos seus dentes.