Saúde bucal e doenças sistêmicas: Uma conexão inesperada

A saúde bucal é uma parte essencial da saúde como um todo. A boca reflete o estado geral do corpo e muitas doenças sistêmicas podem afetar a saúde dental. Por exemplo: pessoas com diabetes têm maior propensão a desenvolverem doenças periodontais, uma inflamação severa das gengivas que pode resultar em retração gengival e perda de dentes. Além disso, a presença de doenças periodontais pode complicar o controle glicêmico em pacientes diabéticos.

 

Um outro aspecto é a inflamação crônica das gengivas causada por bactérias presentes na placa dental. A situação pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que essas bactérias podem se disseminar pelo corpo, provocando danos nas artérias, elevando as chances de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardíacas.

 

Indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos, como aqueles com HIV/AIDS ou que recebem medicamentos imunossupressores após transplantes, podem enfrentar dificuldades para combater infecções bucais, resultando no desenvolvimento de doenças periodontais graves.

Para evitar problemas, faça acompanhamento regular com seu médico e dentista.