[ Saúde Bucal ]

Confira algumas dicas para prevenir e cuidar de sua saúde bucal.

[ Cuidados essenciais com seu bebê ]

Você sabia que a prevenção de doenças bucais deve começar já nos primeiros meses de vida? A saúde bucal deve ser zelada desde a gestação, quando o bebê ainda se encontra em formação na barriga da mamãe.

A gestante deve ingerir alimentos leves como legumes, frutas e carnes magras e evitar os doces para não prejudicar os seus dentes. O hábito de comer doces poderá ser “herdado” pela criança.

A amamentação é importante até o nascimento do primeiro dente de leite, normalmente por volta dos seis meses de idade. Além dos benefícios já conhecidos, a amamentação estimula o crescimento ósseo da face, a formação da arcada dentária e o correto posicionamento da língua.

Quando a mamãe não pode amamentar deve dar preferência os bicos ortodônticos para mamadeiras.
O não uso de açúcar no leite e na mamadeira noturna é uma medidas preventiva para que a criança não tenha cárie de mamadeira, que destrói quase todos os dentes em pequeno espaço de tempo.

É necessário fazer escovação após todas as mamadas, principalmente à noite, para que o alimento não fique fermentando a noite toda.

Quanto à chupeta, se precisar usá-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até três anos de idade, quando a criança se encontra ainda na fase oral.

Se a criança chupar dedo a situação é mais delicada pois, além de deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir.

A idade ideal para a primeira visita ao dentista é por volta dos três anos, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário

[ Como prevenir a cárie e ter dentes saudáveis ]

Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras.

Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos) e carboidratos conhecidos como açúcares.

Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida.

Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando. Também evite beijá-la na boca, pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infecto-contagiosa e portanto transmissível.

Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal.

É importante nessa ocasião fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.

[ A saúde começa pela boca ]

Os cuidados com a boca começam com uma escovação feita de forma correta:

1. Escolha uma escova ideal para seus dentes e gengiva
2. Posicione a escova a 45 graus, com as cerdas entre os dentes com a gengiva
3. Pressione as cerdas suavemente na direção da gengiva para os dentes com movimentos levemente circulares ou horizontais. Mantenha esse movimento para todos os dentes
4. Escove as partes externas dos dentes superiores e inferiores utilizando o movimento descrito nas etapas anteriores
5. Limpe a parte interna dos dentes de trás do mesmo modo
6. Utilize a escova perpendicularmente com o mesmo movimento para escovar a parte interna dos dentes da frente
7. Escove a superfície de mastigação de todos os dentes com movimentos horizontais, para frente e para trás
8. Não esqueça de escovar a parte superior da língua

Sobre a escova de dente
Use uma escova de cerdas macias e com a cabeça pequena, para que ela alcance todos os cantos da boca e remova todos os resíduos. O cabo pode ser escolhido de acordo com o que for mais confortável para você. Troque sua escova a cada três meses, quando estiver gasta, ou após se recuperar de uma gripe, para não se gripar novamente, já que os germes são absorvidos pelas cerdas.

Sobre o fio dental
O uso do fio ou fita dental é tão importante quanto a escovação. Esse hábito saudável garante a remoção de detritos (resíduos alimentares) que a escova não remove. O correto é utilizar o fio dental antes da escovação.
O fio dental deve ser incentivado desde a infância. O seu uso associado à escovação deve ser efetuado pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.

Sobre o enxaguante bucal
Utilize diariamente, após última escovação. Prefira uma fórmula com flúor para fortalecer os dentes.
Evite os produtos que contêm álcool.

Sobre a alimentação
Evite alimentos e bebidas açucaradas. Procure escovar os dentes depois de ingerir qualquer alimento para evitar que a placa bacteriana reaja e os dentes desenvolvam cárie.
Procure manter uma alimentação saudável. Seus dentes e seu corpo agradecem.

Sobre a consulta a um dentista
Não espere uma dor de dente para visitar seu dentista. Vá pelo menos a cada seis meses para prevenir cáries, doenças nas gengivas e outras complicações.

2018 Clínica de Rezende – Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Predicado Comunicação