Feridas no céu da boca? Confira algumas causas

Úlceras na boca são comuns e podem ter várias causas, desde distúrbios benignos até problemas mais graves. Se apareceu uma lesão no céu da sua boca, você pode estar com algum destes problemas:

Afta

As aftas geralmente aparecem no interior das bochechas, mas também podem surgir no céu da boca. Pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, determinados alimentos, entre outros fatores.

Em geral, as pessoas apresentam de uma a três aftas por surto, mas algumas podem desenvolver dez ou mais lesões de uma só vez. Essas feridas costumam causar dor por pouco mais de uma semana, desaparecendo completamente após duas semanas.

Queimaduras

Se você identificou bolhas no céu da boca, não se alarme! Às vezes, pode ser apenas uma queimadura.

Esse tipo de queimadura é chamado de queimadura térmica de palato e é causado pela ingestão de alimentos ou bebidas quentes, como sopas, café ou chá.

Uma queimadura de palato geralmente cicatriza espontaneamente em três a sete dias.

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, você pode consumir alimentos mais moles e bebidas frias. Se a dor for intensa, procure um dentista, que poderá recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e promover uma cicatrização mais rápida.

 Herpes labial

Feridas no céu da boca, principalmente aquelas que demoram para cicatrizar, podem ser, eventualmente, herpes labial. Uma lesão comum causada pelo vírus do herpes simples, o herpes labial ocorre geralmente nos lábios, mas de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, também pode ocorrer no palato duro. Essas feridas se manifestam como bolhas dolorosas e cheias de líquido; as bolhas se rompem posteriormente e formam crostas, que são lesões menos dolorosas.

O herpes labial costuma formar crostas quatro dias após o aparecimento e cicatrizam completamente após oito a dez dias.